Vamos conversar sobre a Carótida?
A Carótida é um tema muito relevante e que vocês me pedem sempre, porém eu ainda não tinha abordado ele por aqui ou no meu instagram. Vou te explicar as principais doenças da carótida e mais importante, quem deve cuidar melhor desta nobre artéria!
Afinal, o que é a Carótida?
É uma artéria, que é um ramo e sai direto da aorta (lembrando que a aorta sai do coração) e é uma das principais artérias que levam sangue para o nosso cérebro. Então, é muito importante.
A gente também tem um par de artérias, que sobe pela parte posterior do cérebro, que são as vertebrais. Juntas, lá dentro do crânio, elas vão se unir para formar uma rede vascular que é um polígono, uma forma geométrica, dessas artérias que se comunicam entre si.
Então o cérebro possui uma rica vascularização para proteger ele de eventos, principalmente o derrame cerebral, que é o que a gente mais se preocupa.
O que Acontece quando Ela Adoece?
Podemos dividir em duas situações.
A principal situação é por doença de ateromatose, aterosclerose.
Quando o paciente não cuida do colesterol, da diabetes, da sua pressão ou continua fumando, ele está facilitando a formação de placas na região da carótida e essas placas normalmente se formam diretamente no cérebro e são perigosas, pois elas podem fragmentar ao longo dos anos e mandar essa sujeira lá para cima, que é quando ocorre o AVC.
Então, priorizamos controlar esses fatores de risco mais conhecidos por uma questão muito importante.
Quando a gente pensa em carótida, a gente tem um outro grupo de pacientes que tem doença da carótida, que é um grupo de pacientes mais jovens e que serão doenças mais raras como a fibrodisplasia ou mesmo a dissecção da carótida.
O que é a Dissecção da Carótida?
A dissecção apesar de raríssima, pode ocorrer até em esforço físico excessivo, quando o paciente levanta muito peso na academia.
Apesar de estar bastante relacionada aos derrames, ela não é a principal causa, A gente tem causas cardíacas para derrame e outras coisas, mas se ela está doente, a gente precisa cuidar para não cair em uma consequência pior.
Se você tem doença na carótida ou tem dúvidas sobre isso ou mesmo curiosidades, não deixe de me mandar aqui nos comentários para que possamos aperfeiçoar ainda mais o conteúdo tanto aqui, quanto no Instagram. Conto com você!