Tratamento Endovascular
O tratamento endovascular revolucionou a especialidade nos últimos 20 anos. É uma modalidade de tratamento minimante invasiva, ou seja, sem cortes, ou com pequenos cortes, é feito o acesso por dentro do vaso sanguíneo, e através do uso de cateteres, balões e stents o problema é solucionado. Nos casos de obstrução é feita a desobstrução, e nos casos de dilatação, tais como aneurismas arteriais, é feito um revestimento interno no vaso, como se fosse colocada uma luva em uma tubulação, para que não ocorra vazamentos.
O principal benefício das técnicas endovasculares é sem dúvida o menor tempo de hospitalização e mais rápida recuperação dos pacientes e retorno às atividades diárias.
Os materiais estão em constante evolução e transformação. As características mais valorizadas certamente são a facilidade do manuseio e a durabilidade. Estar em constante atualização é essencial para oferecer o melhor tratamento.
As técnicas endovasculares no Brasil foram primeiramente empregadas nos anos 90 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, local onde a Dra. Grace Mulatti recebeu todo seu treinamento e onde atua diariamente participando de aulas, cirurgias e pesquisas clínicas.
A maioria dos grandes hospitais na cidade de São Paulo possui as tecnologias e equipamentos necessários para o bom tratamento endovascular. A Dra. Grace Mulatti é membro do corpo clínico dos melhores hospitais em São Paulo, dentre eles:
- Hospital Sírio Libanês.
- Hospital Israelita Albert Eisntein.
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
- Hospital Nove de Julho.
- Hospital Samaritano.
- Hospital São Camilo.
- Incor – FMUSP.
- Hospital São Luiz.