Tratamento Varizes
As varizes dos membros inferiores são uma doença do sistema venoso superficial. Muitas vezes o paciente procura assistência médica devido ao desconforto estético, principalmente quando há pequenos vasinhos roxos, como representados na foto. Contudo, sabe-se que estes vasinhos roxos ocorrem sempre em consequência a microvarizes, que são vasos tortuosos e esverdeados que os nutrem.
Em um estágio inicial da doença, quando a queixa é puramente estética, o paciente raramente relata dor ou inchaço. Quando o paciente sente peso nas pernas, cansaço ao final do dia, e inchaço, normalmente varizes mais profundas podem estar envolvidas, como as veias perfurantes ou a veia safena.
As varizes envolvem sempre um problema de colágeno na parede do vaso, de forma que ele fica menos elástico e dilata, criando aquele cordão varicoso que é fácil de ver na superfície da pele. Como ocorre um problema estrutural na parede no vaso, não há medicação, nem creme tópico que faça recuperar sua força elástica. As medicações disponíveis no mercado ajudam no controle da dor, mas não fazem o vaso desaparecer.
O exercício físico regular e o uso de meia de compressão são muito valiosos no controle dos sintomas, principalmente nos inchaços e dores frequentes, contudo também não fazem o vaso recuperar sua força elástica e sua aparência normal.
Desta forma se o objetivo é remover os vasos, dando um tratamento definitivo para os sintomas, e melhorando a parte estética, algumas opções são disponíveis, dentre elas:
- Escleroterapia com glicose (conhecidas como aplicações).
- Laser transdérmico.
- Escleroterapia com anestésico local e componente antipruriginoso de pomadas e aditivos de banho.
- Microcirurgia.
- Cirurgia convencional.
- Cirurgia por radiofrequência.
A escolha do método de tratamento depende de uma série de fatores, dentre eles: a localização dos vasos, quantidade, aspecto, tom de pele, diâmetro, durabilidade do tratamento. A primeira consulta de avaliação é indispensável para saber em qual estágio o paciente se encontra e qual é o melhor método de tratamento a ser usado. Todas as opções acima estão disponíveis no consultório, marque uma consulta para esclarecer de forma definitiva todas as suas dúvidas.