Estou com muitas dores nas pernas, será que é trombose?

Essa é uma dúvida bastante frequente. Basta sentir uma dor mais incômoda nas pernas e os pacientes já tomam um leve susto, considerando que é trombose. Mas, antes de se desesperar achando que é algo mais grave do que uma dor muscular, fiz uma lista de dicas que podem ajudar a identificar sinais de alerta para uma trombose.

A maior causa de dor na perna provavelmente é muscular mesmo. Se você está com dor na perna fique calmo. Mas ao invés de correr para o Google para pesquisar aquela lista de artigos diversos sobre este tema com medo perder a perna, dá uma olhada com calma nesta lista de sintomas bastante específicos da condição.

• Dor unilateral

Ou seja, essa dor se manifesta em apernas uma das pernas. Dificilmente a trombose ocorre nas duas ao mesmo tempo.⁣

• Inchaço Unilateral – será que é trombose?

Da mesma forma, inchaço se manifesta em uma única perna, sendo assimétrico em relação a outra perna.⁣

• Endurecimento e Dores

Endurecimento da coxa ou panturrilha, normalmente doloroso.⁣

• Dores ao caminhar – será que é trombose?

Dor para caminhar ou para apoiar o pé no chão.⁣

• Alterações pontuais

Alterações locais no local da dor, incluindo vermelhidão e aumento da temperatura.⁣

• Veias muito aparentes – será que é trombose?

Aparecimento de veias superficiais proeminentes e dolorosas.⁣

• Dores na panturrilha

Dor na panturrilha ao fazer a dorsi-flexão do pé (aquele movimento que fazemos quando estamos acelerando o pedal do carro).⁣

Este é um texto informativo para ficar alerta e procurar auxílio médico o quanto antes, caso um ou mais destes sinais de alerta estiverem presentes, não possuindo finalidade de diagnosticar a Trombose. Na dúvida consulte sempre um médico, preferencialmente registrado na Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Muscular, assim você obterá um diagnóstico mais seguro a respeito do que está acontecendo!⁣