Quem tem história de infarto na família como mãe, pai, e irmão, precisa se cuidar mais.
Mas calma. Venha ler o lado bom dessa história.
Antes de você amaldiçoar a genética e ficar muito triste achando que seu destino está selado, deixa eu te contar uma coisa que você não sabe.
Muitas doenças cardiovasculares têm componente genético importante, mas não só isso. Se você parar para pensar, inúmeras outras doenças têm componente genético: varizes, diabetes, miopia, rinite, e muitos cânceres.
Então a genética não deve ser encarada como um destino selado, mas sim, um aviso dos seus ancestrais para dar mais atenção a algumas coisas específicas, e neste sentido, é até bom!
Como Posso Prevenir o Infarto?
Se você tem histórico de infarto na família ou mesmo se não tiver, essas dicas são para você.
Mas, especialmente se você foi alertado neste caso específico do infarto, e das doenças cardiovasculares no geral, comece agora mesmo e:
- Cuide mais da sua alimentação – pode ser difícil no começo, mas eu te prometo que cuidar melhor dos seus hábitos vai te proporcionar ótimos resultados. Você ficará mais disposto e saudável.
- Pratique atividades físicas – E se você não gosta da academia, lembre-se que exercícios físicos não se resumem apenas à musculação. Existem inúmeros esportes maravilhosos apenas esperando para serem desbravados por você.
- Controle sua pressão e seu colesterol – Dois pontos muito relevantes para manter a sua saúde e seu sistema vascular protegidos.
- Visite o seu médico periodicamente para fazer seus exames preventivos – O check-up anual pode mudar a sua vida. Ir ao médico periodicamente também é um ato de autocuidado e amor próprio, sabia?
- Deixe de fumar – Não existe um único benefício que podemos mencionar a respeito da nicotina, apenas malefícios (o que dá para fazer uma lista). Isso já diz tudo.
Gente, se cuidar não é peso, nem carma. É um ato de amor consigo mesmo!
Você está motivado ou motivada? Me conta aqui para motivar os outros também!
Clique aqui e visite meu Instagram, onde posto conteúdos novos todos os dias.