Você sabe o que é uma ponte de safena? Habitualmente associamos a ponte de safena às cirurgias cardíacas, mas esta técnica pode ser feita em praticamente qualquer lugar do corpo então, para que ela serve? 

? A Veia Safena Magna, é a veia mais longa do corpo humano, e ela se localiza no membro inferior. Ela se inicia no pé, mas percorre toda a perna e toda a coxa antes de desembocar na veia femoral, que é uma veia profunda importante que se localiza na virilha.

? Apesar de muito “famosa”, ela não é a veia mais importante do corpo, ela é apenas a mais longa!

? É uma veia do sistema venoso superficial, e tem um calibre que varia de 2 a 6 mm habitualmente, o que a torna muito versátil: podemos utilizá-la para substituir uma série de vasos do corpo, sem causar prejuízo para o funcionamento da circulação venosa da perna.

? Além de substituir uma coronária obstruída (clássica ponte de safena cardíaca), também é muito útil quando há trauma de uma artéria da perna, num acidente automobilístico por exemplo, e a circulação do membro está sob risco!

? Por isso! Antes de remover sua safena (caso você tenha varizes, por exemplo), consulte um ou uma cirurgiã vascular especializada, que poderá avaliar e te explicar todas as suas opções de tratamento!

Dra. Grace Mulatti, cirurgiã vascular, CRM 124.954

Whatsapp