Os exercícios regulares e bem orientados no geral causam bastante benefício para o sistema cardiovascular.
Mas especificamente para a saúde das pernas. vou dividir em 3 problemas circulatórios, e verão como os exercícios podem ajudar no controle das doenças.

1. Doenças arteriais: quem tem problema na circulação arterial, que é aquela que leva sangue para o pé, normalmente tem dor ao caminhar. (Vejam meu último post com ). Mas caminhando, cria-se uma necessidade de melhor oxigenação, e com isso o corpo pode desenvolver novos caminhos circulatórios, no final melhorando a dor.

2. Doenças venosas: quem tem varizes ou história de trombose venosa profunda, normalmente tem dificuldade do retorno venoso, ou seja, do sangue voltar ao coração. Ao contrário do que se pensa, os exercícios de musculação para a perna tonificam os músculos, que funcionam como uma verdadeira bomba de sangue, ajudando neste retorno para o coração. Os exercícios de impacto como caminhada e corrida, também melhoram muito a dor em quem tem varizes.

3. Doenças linfáticas: quem tem linfedema, que é o excesso de linfa nas pernas, causando grande acúmulo de líquidos e deformidades, normalmente tem dois grandes benefícios dos exercícios: diminuição do peso corporal, ajudando na diminuição do acúmulo da linfa, e a mobilização dos líquidos. Neste sentido, exercícios com impacto, musculação, mas também natação e hidroginástica são de grande ajuda, principalmente quando associados a compressão ou meia elástica.

Procure orientação do médico, fisioterapeuta, educador esportivo, e mantenha hábitos regulares, que certamente irão te ajudar!

Dra. Grace Mulatti
Cirurgia Vascular
CRM 124.954 / RQE 44726

Whatsapp