Whatsapp

Esta é uma pergunta muito frequente hoje em dia! Fazer exercícios é uma atividade pela qual a pessoa mede se já voltou ao seu “normal”. Todos os pacientes me fazem esta pergunta no pré-operatório! Até aqueles que não praticam exercício. Eles falam assim: e se depois eu quiser fazer exercícios, quando vou poder?

Então vamos lá, cada corpo é diferente, e cada intensidade e tipo de exercício também.

Eu posso dizer tranquilamente, que hoje a tendência é um retorno mais precoce ao exercício, principalmente com nossas técnicas atuais, menos invasivas.

Então já liberei um triatleta para voltar a correr com 14 dias, e uma triatleta a voltar a nadar após 7 dias da intervenção. Mas todo mundo concorda que estes são pacientes que têm excelente condicionamento físico!

No geral eu combino com os pacientes treinos de membro superior e abdômen após 7 a 14 dias da cirurgia, que é o mesmo tempo que dá para voltar a fazer uma caminhada. Exercícios de musculação de membro inferior já com 14 dias com carga menos intensa, e depois com retomada gradual. Mas cada caso deve ser avaliado individualmente, acredite que um paciente me perguntou certa vez quando ele poderia voltar a praticar alpinismo!!

Converse nos detalhes com seu médico, faça um bom planejamento, e verá que planejando é possível encontrar o melhor momento para você!

Até mais!