Whatsapp

A cicatrização de feridas é um processo complexo do corpo e depende de uma série de fatores, dentre eles: idade, estado de nutrição do paciente, localização da ferida, presença ou não de infecção local, presença de diabetes, profundidade da ferida, problemas vasculares associados. São muitos fatores! Então fiz uma lista de possíveis causas para sua ferida que não cicatriza…

Idade: os mais velhos, principalmente os octagenários, têm maior dificuldade na regeneração das células da pele.

Nutrição: pacientes desnutridos de qualquer idade também têm maior dificuldade para cicatrização.

Localização: regiões do nosso corpo que se mexem muito, por exemplo, joelho, articulações em geral, ou locais de apoio natural, por exemplo calcanhar, também sofrem com excesso de carga ou motricidade. E isso pode atrapalhar a regeneração dos tecidos.

Infecção: a infecção local não controlada normalmente não permite a cicatrização.

Diabetes: o diabético, por ter doença de pequenos vasos (microangiopatia), e às vezes a glicemia descontrolada, também atrapalha a regeneração, mas não a impede totalmente!

Profundidade: quanto mais profunda a ferida, mas complexo e demorado o processo de cicatrização.

Problemas vasculares: quem tem doença arterial periférica, pode precisar de uma revascularização, para que a ferida cicatrize por completo. E quem tem varizes, e tem uma úlcera varicosa, também talvez precise tratar primeiramente as varizes para ver a ferida cicatrizada.

Resumindo! Nem todas as feridas têm causas vasculares, mas todos estes fatores certamente interagem para promover a cicatrização. Se você tem uma ferida que não cicatriza, procure descobrir o motivo! Consulte seu médico!

Dra. Grace Mulatti

Cirurgia Vascular

CRM 124.954 / RQE 44726