Artéria Entupida: o que acontece e o que devemos fazer nesses casos? Vamos esclarecer algumas coisas a respeito deste assunto? Vamos lá!
Artéria é diferente de veia. A artéria leva o sangue oxigenado até o pé, e a veia devolve este sangue para o coração.
Então é a artéria que leva os nutrientes, e o oxigênio para músculos, nervos, tendões, pele, ossos. Quando a artéria está obstruída, pode faltar oxigênio para os tecidos. Em graus muito extremos estes tecidos podem morrer, levando a uma condição dramática que chamamos de isquemia, ou até gangrena.
O que Fazer em Casos de Artéria Entupida?
Nestes casos é necessário fazer uma cirurgia de revascularização arterial. Significa desobstruir a artéria.
Existem duas formas de fazer isso:
1. Por via endovascular: atrás de uma punção na artéria, colocamos fios, cateteres, balões e às vezes stent, para refazer o caminho que está obstruído.
2. Por via convencional: fazemos uma ponte de veia safena. Quer dizer, pegamos a veia safena, e conectamos na artéria, levando sangue de um lugar que tem para onde não tem.
Nem todo mundo tem doença nas artérias. Geralmente, os pacientes mais afetados são: idosos, tabagistas, hipertensos e diabéticos (nessa lista, observamos a importância de cuidar da saúde, não é? neste post falo um pouco sobre este assunto).
Antes de tudo, para saber se realmente possui alguma doença nas artérias, o ideal é buscar por um especialista, preferencialmente registrado na Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular para que o caso possa ser avaliado com calma e cuidado, para que o diagnóstico seja o mais correto e preciso possível.
Se este é seu realmente o caso, ou de alguém que você conhece, compartilhe esta informação e deixe aqui suas dúvidas, estamos à disposição para responder e esclarecê-las!
Dra. Grace Mulatti
Cirurgia Vascular
CRM 124.954 / RQE 44726