É difícil dar uma opinião do que é a dor na pernas sem examinar e conversar, por isso, sempre recomendamos a avaliação com um especialista para um diagnóstico mais seguro e preciso. Mas, vamos ver se eu posso ajudar com estas 5 dicas de sinais e sintomas bastante comuns em casos de dores nas pernas.
1 – Dor nas Pernas Apenas no Final do Dia?
Sente a perna cansada no final do dia? Principalmente se ficou horas sentado ou em pé? E esta dor alivia ao colocar estas pernas para cima? Pode ser um sintoma de doença venosa. Se tiver varizes aparentes, pode ser uma pista.
2 – Após Caminhar
Começa a caminhar, e depois de alguns metros andando, a panturrilha começa a doer, até que tenha que parar? Na subida é ainda mais difícil. Tem diabetes, ou é tabagista? Pode ser alguma obstrução das artérias, e o sangue pode estar difícil de chegar no pé.
3 – Pela Manhã
Está apresentando rigidez das articulações pela manhã, ao se levantar? E conforme se movimenta, vai ficando tudo mais molinho e melhorando ao longo do dia? Doenças das articulações e dos ossos, como artrite, artrose, podem ser suspeitas.
4 – Dor nas Pernas – Da Parte Posterior Até a Sola do Pé
Tem uma dor localizada na perna, que passa pela parte posterior e chega até a sola do pé? Esta dor piora conforme fica horas sentado, e às vezes sente até choque? Precisa avaliar sua postura, sua coluna, e ver se seu nervo ciático está sendo bem tratado.
5 – Em um único Lado
Tem uma dor em faixa, bem localizada na perna, de um lado só, e perto de alguma articulação? Está fazendo exercício físico com muita intensidade, ou o outro lado da moeda, é sedentário? Deve avaliar seu músculo, e seus tendões, sua postura para caminhar.
Temos muitas estruturas na perna que podem causar dor. O vascular frequentemente é o primeiro médico a fazer esta avaliação, mas nem sempre a causa é vascular. Talvez precise consultar um ortopedista, um fisiatra, ou um reumatologista.
De qualquer forma, espero que com esta lista de dicas, seja possível avaliar se sua dor está mais próxima de uma ou outra coisa. Ou pode ser uma mistura de mais de um sintoma. Mas o que quero te recomendar no final é: procure um médico! Ele/ela vai poder te ajudar.
Dra. Grace Mulatti
Cirurgia Vascular
CRM 124.954 / RQE 44726