3 DOENÇAS DO MEU DIA-A-DIA QUE TÊM UMA RELAÇÃO DIRETA COM O HÁBITO DE FUMAR E RISCOS DO CIGARRO.
Eu sempre ressalto por aqui quais são os principais riscos do cigarro e sempre falo que não existe nenhum benefício que podemos mencionar, ao contrário de malefícios. Sempre recebo pacientes com condições completamente agravadas pela nicotina e é sobre isso que quero conversar com vocês.
Algumas doenças são sim agravadas pelos riscos do cigarro, e neste post falarei sobre as 3 que mais recebo no consultório, sendo elas:
1. Doença Arterial Periférica – Qual a relação com os Riscos do Cigarro?
A doença arterial periférica é uma doença grave, que causa obstrução nas artérias de perna, levando a dores que podem ser incapacitantes, ou até a uma isquemia avançada com chance de perder a perna. O cigarro aumenta em 7 vezes a chance de ter esta doença, muito mais do que na coronária.
2. Aneurisma da Aorta
Existe uma relação demonstrada há anos entre o hábito de fumar e o aumento para o risco de aneurisma de Aorta, que pode chegar a 9 vezes para fumantes ativos e 4 vezes para ex-fumantes. Hoje existe um maior refinamento ainda, em saber que a duração ao longo dos anos tem influência direta no risco, bem como a quantidade fumada.
3. Trombose venosa profunda
É mais difícil prever o risco puro associado ao cigarro, porque para um processo de trombose múltiplos fatores se somam, como trombofilias, uso de hormônios, outras doenças associadas. Mas é possível prever que ajustando para estes fatores, o risco de ter uma trombose venosa profunda associado aos riscos do cigarro seja da ordem de 20-30% maior.
Por isso falamos destes dados importantes, na esperança que possa motivar um fumante a pedir ajuda para parar de fumar. Então compartilhe se acha que esta informação pode ser útil!
Caso fique alguma dúvida, entre em contato comigo por aqui ou envie uma DM no meu Instagram.